Principais soluções do H2O.ai

Agora que já sabemos um pouco sobre essa solução, vamos entender um pouco do ecossistema de soluções do H2O, e ver as principais características e aplicações de cada uma.

H2O

Essa plataforma é o carro chefe da empresa, o qual eles apostam tanto na versão Desktop para aplicação de Machine Learning quando também na versão para processamento distribuído para altos volumes de dados.

Essa versão tem alguns algoritmos prontos on the shelf como boosting, regressão linear e logística, algoritmos baseados em árvores, e alguns algoritmos que utilizam gradiente como método de otimização. Nada muito complexo, mas bem funcional.

Essa versão é ideal para usar se você quer conhecer um pouco mais da ferramenta e não quer gastar muito tempo instalando ou configurando coisas antes de sair aplicando os algoritmos, ou mesmo para um teste inicial das funções de processamento distribuído em cluster. 

Abaixo, um pouco da arquitetura da solução:

h2oarch

Sparkling Water

Essa solução tem como principal característica utilizar os próprios algoritmos, mas com a vantagem de usar todas as features de processamento distribuído e integração do Spark. Nesta solução todas as tarefas de computação também podem ser feitas dentro do Spark usando Scala e com uma interface via Web.

Essa solução é a mais recomendada para construção de aplicações de Machine Learning seja para microserviços ou até mesmo para embutir dentro de uma plataforma/sistema toda a parte algorítmica e computacional.

h2ospark h2ospark2

Deep Water

O Deep Water é a solução voltada para implementação de Deep Learning usando otimização computacional com GPUs com frameworks como o Tensor Flow, Theano, Caffe entre outros.

Neste caso, a plataforma do H2O será a interface onde serão incorporados todos os parâmetros de treinamento do modelo (cross validation, amostragem, critério de parada, hiperparametrização, etc) e o backend com o Tensor Flow, Theano etc. faz o processamento utilizando GPUs.

Steam

O Steam é uma plataforma que realiza todo o link entre os modelos de machine learning usando o H2O e também propriedades de desenvolvimento para incorporar modelos de Machine Learning em aplicações, tudo isso de forma colaborativa, algo muito similar ao Domino.

A principal vantagem do Steam é que ele abstraí toda a parte de engenharia por trás da tarefa de incorporar modelos e machine learning em produção como infraestrutura, auto-scale de infra estrutura de acordo com a carga de requisições, bem com algumas tarefas de Data Science como retreinamento de modelos; além de reduzir e muito os custos/investimentos de TI.

steam

Agora que sabemos quais são os principais produtos do H2O, em breve teremos alguns posts com alguns tutoriais explorando um pouco mais essa ferramenta.

Links úteis

Documentação Técnica

Anúncios
Principais soluções do H2O.ai

Deixe o seu comentário inteligente e educado! :o)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s