Resenha: Predictive Analytics: The Power to Predict Who Will Click, Buy, Lie, or Die

Uma pequena mea culpa antes da resenha: Tenho lido inúmeros livros de Analytics, Data Mining, e afins no entanto por mera obra de exibicionismo barato acabei postando todos os mini-reviews no meu instagram ao invés de colocar esforço em uma audiência mais apropriada/qualificada que está neste espaço. Sendo assim até o final do mês teremos muitos reviews que estavam represados.

– – –

51xwlO0bTlL

Comprei esse livro para ler de acordo com o a recomendação do KDNuggets que eu postei aqui.

E ao final do livro eu tive uma sensação estranha, mas que eu vou explicar adiante que é não gostei, mas recomendo.

Pode parecer estranho essa ultima frase, mas por incrível que pareça é a mais pura verdade.

O livro é muito bem editorado e tem uma fluência no texto que causa inveja em muitos autores da área, dado que não é um livro estritamente técnico; e tem como principal trunfo consolidar diversas pesquisas e consolidação de diversos cases que saíram ao longo desses últimos dois anos em um material único.

A maior vantagem nesse livro em especial é que o autor tenta colocar um pouco de ordem do que é Análise Preditiva e o que não é, coloca uma coleção de cases que se lidos com atenção, principalmente por diretores/gerentes que estão sentados em uma mina de ouro de dados podem motivar a adoção de programas dessa natureza.

No entanto essa coleção de cases (que para o público com um background mais gerencial pode ser ótimo) é o ponto fraco do livro dentro da perspectiva do Data Miner ou analistas de dados.

Em alguns momentos do livro parece que o autor teve somente o trabalho de copiar o trabalho de alguém e colar no livro como uma maneira de referenciar o trabalho. Contudo, o erro mais grave é o que o autor tenta vender como preditivo na ideia de prever o futuro, mesmo com um disclaimer informando que o autor leu os trabalhos do Nassim Taleb  ele ainda considera a hipótese de previsão, seja lá o que isso signifique em seu plano semântico.

Mesmo assim para quem deseja conhecer como a modelagem preditiva está sim moldando o mundo esse livro é uma boa pedida, mas vamos nas indicações.

É indicado para: Gerentes, Gestores, Diretores, estudantes que não sabem o que é Data Mining, e demais analistas de dados/negócios que desejam saber como a modelagem preditiva vem talhando o mundo e nos influencia na maneira de tomar as nossas decisões (mesmo em um plano de uma pseudo-aleatoriedade)

Não é indicado para: Quem deseja detalhes de implementação dessa modelagem preditiva, cases com detalhes técnicos, quem se interessa por aspectos técnicos, quem acha que Big Data é uma buzz-word de mal gosto, e quem busca um livro técnico.

Resenha: Predictive Analytics: The Power to Predict Who Will Click, Buy, Lie, or Die

Deixe o seu comentário inteligente e educado! :o)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s