Negócios Orientados pelos Dados e a Demanda por Cientistas de Dados

Neste post do Michael Walker ele referencia uma pesquisa da EMC na qual ele apresenta dados sobre a demanda de profissionais de meados de 2011 até o presente momento apresenta um aumento de mais de 200% devido ao fato de que alguns negócios já necessitam de analisar os próprios dados para manutenção de vantagens competitivas em relação aos concorrentes.

Note-se que o verbo utilizado foi manutenção e não obtenção, devido ao fato de que em grandes empresas fora do Brasil muito já é realizado em relação a questão de análise de dados corporativos; que vão desde o emprego de técnicas de aprendizado de máquina até sistemas de recomendação que utilizam mineração de dados.

Em terra brasilis o panorama é bom para estudantes das hard sciences e cientistas da computação devido ao fato do nosso mercado em sua grande maioria não possuírem nada além do básico em análise de dados que são respectivamente o Excel, e estatísticas descritivas básicas.

Conceitos como Modelagem Multidimensional / Datawarehousing, e o tradicional Business Intelligence são apresentados aqui no Brasil como novidades e fatores de desequilíbrio corporativo, sendo que nos EUA/Europa são conceitos mais do que ultrapassados.

Não acredita no acima? Pergunte a qualquer Diretor/Gerente/Coordenador de Business Intelligence algo básico como Market Basket Analysis e verá o quão atrasados estes estão em relação a pessoas com o mesmo cargo em outros lugares do globo.

Análise Preditiva? Isso soa quase como algo esotérico.

Para finalizar o post, fica uma frase do Abraham Lincoln para vocês futuros cientistas de dados.

“If I had eight hours to chop down a tree, I’d spend six hours sharpening my ax”. 

Negócios Orientados pelos Dados e a Demanda por Cientistas de Dados

Deixe o seu comentário inteligente e educado! :o)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s