Algoritmos e Transparência

Neste post do Tim Harford é abordado dentro do contexto da falta de transparência dos algoritmos de HTF, entra em uma seara interessante a respeito do uso de algoritmos no suporte à decisão.

É mais do que necessário que seja realizada a reflexão e estudo antes de aplicar uma determinada regra para tomada de decisão, principalmente se parte do custo de ordenação e seleção de informações forem gerados via algoritmos.

Isso leva a uma preocupação que parece que ainda não está em pauta dentro da comunidade de mineração de dados, em especial em ensino e aplicação de ferramentas; preocupação essa que é de entendimento do que o processo computacional está realizando. Em outras palavras, saber o que ocorre “por trás dos bastidores”.

O ponto é que hoje, qualquer um está apto a utilizar uma suíte de mineração de dados, e até mesmo um SGDB (sic.) para decisões de negócios; entretanto, isso não elimina o débito técnico que a comunidade acadêmica tem sobre a explicação desses algortimos e principalmente o seu entendimento; e isso, pode levar a decisões totalmente black-box que é o inverso do que qualquer analista de mineração de dados deseja.

Algoritmos e Transparência

Deixe o seu comentário inteligente e educado! :o)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s