Resenha: Data Mining with Microsoft SQL Server 2008

Apesar de haver muitos fanboys ao redor do mundo, a Microsoft ainda está muito longe de ter uma ferramenta de mineração de dados decente em termos de ser levada a sério dentro desse segmento, em especial na ótima ferramenta de OLAP que é o Analysis Services. Na verdade parece que a Microsoft só colocou a opção de mineração de dados para não ficar tão para trás em relação aos concorrentes, mas não adiantou.

Ressalvas feitas ao produto, este livro do Jamie MacLennan (que é sem sombra de dúvidas um dos maiores especialistas no SSAS) é um ótimo (para não dizer melhor e único) manual sobre mineração de dados no Analysis Servces; o qual tem como principal característica uma abordagem orientada a implementação desse tipo de estrutura de mineração de dados em ambientes que já tem bancos de dados OLAP da Microsoft.

Apesar dos pesares da ferramenta, o livro coloca de forma bem oportuna uma abordagem voltada a explorar ao máximo os recursos da mineração de dados através do SSAS, e também contar com o trunfo de ter o Excel como front-end, o qual os resultados podem ser analisados não por um departamento estratégico de mineração de dados, mas também por usuários de negócios.

Esse é um livro orientado a desenvolvedores que desejam mais do que implementar a mineração de dados em bases OLAP, mas também construir plug-ins que permitam a visualização e a implementação de novas técnicas, se for o caso.

Este livro é obrigatório para qualquer tipo de implementação de mineração de dados com o SSAS, já que o Books Online (como a ótima linguagem DMX) não cobre grande parte de informação essencial que esse livro aborda. Para implementações Microsoft, este livro é o recurso mais completo em todo o mercado e com certeza será de muito valor a sua aquisição.

Pontos Fontes: Para quem desejar desenvolver aplicativos compatíveis com o SQL Server bem como criar plug-ins personalizados com um dos melhores SGBDs do mercado.

Resenha: Data Mining with Microsoft SQL Server 2008

2 comentários sobre “Resenha: Data Mining with Microsoft SQL Server 2008

  1. Luiz disse:

    Olá Flavio,
    Legal a sua resenha.

    Só fiquei com uma dúvida, você diz que a Microsoft está atras quando se trata de mineração de dados. Quais as ferramentas TOP (na sua opinião) com relação à mineração de dados.

    Parabéns pelo trabalho !
    Luiz

    1. Luiz, boa tarde!

      No caso a MS está muito atrás pois na parte de parametrização das técnicas de mineração de dados, a não ser que você seja especialista em .NET e customização de plug-ins da MS é uma tarefa quase impossível; fora que a parte de implementação de algoritmos é muito difícil.

      A Rexer fez uma pesquisa no ano passado (a desse ano está para sair o resultado) que mostra algumas das opções dos praticantes de mineração.
      https://mineracaodedados.wordpress.com/2013/02/10/pesquisa-da-rexer-analytics-sobre-ferramentas-de-mineracao-de-dados/

      Pessoalmente, gosto do Statistica e do R. O Rattle para análises com poucos dados é uma ótima ferramenta também!

      Abraços, e obrigado pelo acesso!

Deixe o seu comentário inteligente e educado! :o)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s