Mineração de Dados nos Esportes

Para quem não assistiu o filme Moneyball vale a pena assistir como é um trabalho de um cientista de dados aplicado ao esporte. De forma muito satisfatória mostra a história do Oakland Athletics após a análise estatística sobre os atributos de jogadores que estariam subvalorizados pelo mercado de transações.

Nesta entrevista do professor Jim Albert  é apresentado um panorama muito interessante para quem deseja aplicar métodos estatísticos, bem como mineração de dados no domínio esportivo.

Mineração de Dados nos Esportes

3 comentários sobre “Mineração de Dados nos Esportes

  1. Olá bom dia. Meu nome é Alexandre, sou formado em Educação Física na Unesp de Rio Claro e trabalho com esporte, coordenando a Secretaria de Esportes de Rio Claro
    Tenho visitado esta página sobre mineração de dados frequentemente, estou interessado em realizar Mestrado na Unesp com um professor de Ciência da Computação, com o tema de mineração de dados, tentado avaliar quais variáreis interesse na formação de futuros atletas, quais vivencias, conteúdos etapas ele deve passar para chegar com 21 anos com características que dêem uma previsão de como pode ser tornar atleta, é mais ou menos por esse caminho, devido a essa onde de eventos esportivos que tanto se fala hoje no país.

    Portanto tomei a liberdade de perguntar uma orientação, algum livro, algum artigo (já li alguns aqui na pagina) que possa me indicar seria de muita valia.

    Grato pela atenção,

    1. Alexandre, obrigado pela audiência.

      No caso tenho alguns posts sobre as potencialidades do uso da mineração de dados nos esportes nos links abaixo:

      https://mineracaodedados.wordpress.com/tag/esporte/

      e

      https://mineracaodedados.wordpress.com/tag/esportes/

      Recomendo fortemente a leitura do livro que eu resenhei Sports Data Mining (https://mineracaodedados.wordpress.com/2012/09/06/livro-sports-data-mining-schumaker-robert-p-chen-hsinchun-solieman-osama-k/) que é um dos livros que tem as referências mais completas sobre o assunto e te dará uma idéia da aplicação da mineração de dados no esporte.

      Forte abraço!

      FC

      1. alexandre conttato colagrai disse:

        FLVIO,OBRIGADO PELA ATENO, J ESTOU VERIFICANDO O MATERIAL QUE ME ENVIOU, HOJE TENHO REUNIO COM MEU ORIENTADOR CARLOS FISHER NA UNESP AQUI EM RIO CLARO, E CASO EU PRECISE EU RETORNO O CONTATO, MAS DESDE J AGRADEO MUITO PELA ATENO Date: Mon, 18 Nov 2013 00:50:32 +0000 To: alexandreconttato@hotmail.com

Deixe o seu comentário inteligente e educado! :o)

