WEKA Package Manager

O WEKA nestes últimos meses recebeu diversas atualizações e melhorias graças ao crescimento da comunidade que está apoiando a ferramenta que hoje briga com gigantes como os softwares Closed-Sources (STATISTICA, SAS, Clementine, entre outros) bem como outros tão gigantes quanto (R, Rapid Miner, Orange).

O WEKA em relação à curva de aprendizado dos conceitos e algoritmos de mineração de dados e aprendizado de máquina seguramente é o melhor de todos, haja vista que a sua GUI (Graphical User Interface) é de longe a com o melhor design, o que facilita a vida dos iniciantes e demais praticantes de mineração de dados (O Rattle é um competidor, mas merece um post só para se falar disso.

 Porém um avanço significativo aconteceu: se antes os usuários do WEKA para implementar algum tipo de plug-in precisavam abrir o código fonte da versão Developer, testar e verificar os resultados; hoje com o Package Manager (que está a partir da versão 3.7) esse tipo de problema/Workaround quase não existe mais.

O Package Manager (PM) do WEKA é uma suíte na qual diversos plug-ins podem ser instalados de forma automática, sem que haja nenhum tipo de interferência relacionada a abertura de código e compilação. Além disso, alguns ótimos plug-ins como o Association Rules Visualizer, e o SelfOrganizing Map estão disponíveis para a utilização.

Para acessar o Package Manager no WEKA siga os seguintes passos:

1) Abra o WEKA na versão 3.7 + como na figura 1;

2) No momento da abertura do WEKA aparecerá um aviso sobre a disponibilidade do PM, clique em OK como na Figura 2. Se não quiser que a mensagem apareça toda vez em que tiver que iniciar o WEKA marque a Check-box antes de clicar em OK;

3) Na GUI Chooser vá no menu principal e escolha a opção Tools e em seguida escolha a opção Package Manager como na Figura 3;

4)Em seguida será aberto o PM onde estão algumas áreas que constam informações importantes:

Na área em vermelho há as informações sobre os packages já instalados e os disponíveis, o qual tem também a opção de escolher a instalação ou desinstalação de um package; em verde está a barra de progresso de instalação/desinstalação dos packages; em azul está a listagem dos packages disponíveis com o nome, categoria de tarefa que faz no WEKA (proprocessamento, Clustering, Association Rules, etc ), a versão instalada, e se está carregada ou não no WEKA; e em amarelo há as informações específicas sobre o package escolhido como o desenvolvedor, o que faz o package, etc.

WEKA Package Manager

Deixe o seu comentário inteligente e educado! :o)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s