Data Mining: A Mineração de Dados no Marketing, Medicina, Economia, Engenharia, e Administração – Luis Carvalho

Este livro do Dr. Luis Carvalho é um livro que apesar do seu ano de publicação (2005) é bem atual nos dias de hoje em relação aos tópicos abordados, seja na profundidade e na abrangência dos conceitos teóricos sobre o assunto.

O livro é distribuído em 23 capítulos e mais 2 apêndices; os quais o autor transita em áreas muito distintas que vão desde a concepção das bases que formam o conceito de inteligência artificial; passando pelo paradigma simbolísta (no qual tem um ótimo exemplo de heurística) , até chegar sobre aspectos mais técnicos com a apresentação de cenários nos últimos 5 capítulos que mostram a importância desse ramo de atuação.

O livro é muito bem escrito, e tem linguagem acessível e tem como trunfo utilizar um trabalho de base muito bem feito que coloca bastante substância no livro em si, e tem potencial para atingir diversos tipos de público; que abrange desde pessoas com abordagem mais gerencial e generalista, até técnicos e praticantes de mineração de dados.

A diagramação foi muito bem feita pela Editora Moderna (que tenho algumas ressalvas, mas isso é tema para outro post) e contêm exemplos bem didáticos, estes tão faltantes na literatura nacional.

Algumas coisas que me incomodaram: A ausência de exemplos práticos (Hands-On) incomoda um pouco; porém, a parte teórica é tão bem fundamentada que a ausência de exemplos práticos mostra que esse tipo de abordagem estava mesmo de fora do escopo do livro; outra é o capitulo 18 sobre Data Warehousing onde achei a abordagem muito simplista e fora de contexto, e não foi explorada as questões de arquitetura; mas nada que comprometa a obra. Uma ausência que passa despercebida é a fundamentação teórica sobre o KDD; mas acredito que tenha sido uma estratégia do autor para evitar explicar um tema tão redundante na literatura.

O livro serve muito bem como material de base seja para quem exerce cargos em nível de gerencial e deseja conhecer mais sobre a mineração de dados; como como a profissionais de nível técnico que desejam uma fundamentação teórica mais aprofundada sobre o tema.

Lattes do Autor: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4787834E3

Venda do Livro: http://www.submarino.com.br/produto/1/21666406/datamining+:+a+mineracao+de+dados

Data Mining: A Mineração de Dados no Marketing, Medicina, Economia, Engenharia, e Administração – Luis Carvalho

Deixe o seu comentário inteligente e educado! :o)