Como as empresas aprendem os seus segredos?

Esse especial do New York Times escrito por Charles Duhigg  (Autor do livro The Power of Habit: Why We Do What We Do in Life and Business) tem como foco um tema bastante recorrente em relação a modelagem, e entendimento de domínio de Mineração de Dados que é o estudo de hábitos do consumidor.

Em geral o artigo trata do fato das empresas em especial de varejo buscarem mais dados dos consumidores e realizarem a construção de Personas (Profiles de clientes com determinadas características em comum) para realizar um marketing mais segmentado no qual com uma gama de recursos minimizada obter o máximo de retorno no ato de atingir os consumidores em potencial dos produtos. O caso mais emblemático tratado no artigo é o fato de um varejista realizar um trabalho de construção de personas tão apurado que através dos produtos adquiridos eles conseguem saber se a consumidora está grávida.

Veja essa construção de Persona feita pelo artigo:

A fictional Target shopper named Jenny Ward, 23, lives in Atlanta and in March she bought cocoa-butter lotion, a purse large enough to double as a diaper bag, zinc and magnesium supplements and a bright blue rug. There’s a very high chance that she’s pregnant, and her delivery date is sometime in late August, and Target connects those dots.

Vale a pena a leitura.

Como as empresas aprendem os seus segredos?

Deixe o seu comentário inteligente e educado! :o)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s