Mineração de Dados aplicada ao mapeamento demográfico urbano

Um dos projetos que na qual modelei um domínio para políticas públicas é relacionado com o mapeamento demográfico urbano nas grandes cidades, e tem como finalidade apresentar ao poder executivo das cidades e municípios formas de como formularem os seus planos diretores não somente baseados em aspectos políticos; mas também considerando aspectos técnicos relacionado a dinâmica de populações urbanas (razão entre o espaço urbano em relação a quantidade de pessoas que habitam/transitam em um determinado espaço) uso do solo, e  correlação entre o impacto das populações no meio urbano.

Essa reportagem da Folha, expõe o problema da verticalização o bairro de Pinheiros. Apesar da forma despretenciosa na qual a noticia foi formulada, expõe de maneira catedrática o problema na definição de um plano diretor eficiente.

No momento em que há a definição de um plano diretor, além de aspectos políticos e urbanísticos; deve ser levado em conta todo entorno de atividades atuais e potênciais, no qual quando não há essa consideração há situações como a da reportagem em anexo: O que é legal nas formas da lei, não representa necessariamente a situação ideal para o espaço urbano.

A mineração de dados poderia auxiliar na formulação dessas políticas poderiam se dar da seguinte forma:

  • Classificação do volume de tráfego;
  • Agrupamento de Demográfico para verificação do uso do solo;
  • Agrupamento demográfico das populações para formulação de políticas relacionadas ao pagamento de taxas adicionais de serviços públicos.

Toda essa questão de mapeamento que em um determinado momento pode parecer uma questão trivial, na verdade esconde uma questão muito complexa que é de que se há mais pessoas, há mais uso do solo, há mais consumo de recursos urbanos na área (asfalto, esgoto, energia, etc), e há mais tráfego de pessoas/veículos. 

A mineração de dados pode auxiliar na resposta para estas questões relacionadas ao planejamento urbano; mas claro que isso passa obrigatoriamente por incentivos políticos e administrativos, em todo o caso é um domínio interessante de aplicação das técnicas.

Mineração de Dados aplicada ao mapeamento demográfico urbano

Deixe o seu comentário inteligente e educado! :o)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s