The CRISP-DM Model: The New Blueprint for Data Mining

O Modelo CRISP-DM  (Acrônimo para CRoss-Industry Standard Process for Data Mining, ou Padrões de Processos Inter-Indústrias em Mineração de Dados ) é um framework de boas práticas para projetos de Mineração de Dados; que foi desenvolvido em meados dos anos dos anos 90 por cerca de 200 profissionais que já estavam trabalhando em projetos de mineração e viram que o mercado estava carente de idéias específicas para compreender todos as especificidades de projetos de Mineração de Dados.

Esse artigo, retrata um overview do framework como um todo; e tem como característica principal realizar uma ruptura do projeto de Mineração com os projetos de software em geral, que é muito benéfica quando tratamos de projetos de dados. Bill Inmon em seu livro Building the Datawarehouse especifica que o projeto de dados é muito mais específico e menos tolerante a falhas do que um projeto de software; e que o mesmo tem muitas especificações; e o CRISP-DM leva a risca esse tipo de tratamento com informação, mesmo sem citar diretamente o pai do CIF. Em tempos de ‘gerentes de projetos’ que nunca escreveram uma query ou uma linha de código isso é bem relevante de se dizer; e vale a pena a reflexão de que “será MESMO que o BABOK, PMI, ou outras siglas levam isso em consideração?”. Creio que não.

Em geral o modelo é bem construído e tem uma vantagem de ser de fácil adaptação em relação ao domínio de dados o qual o projeto de mineração de dados é proposto.

The CRISP-DM Model – A Blueprint

The CRISP-DM Model: The New Blueprint for Data Mining

Deixe o seu comentário inteligente e educado! :o)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s